Em 31 de março de 1970 na cidade de Pouso Alegre, aconteceu o evento de inauguração da Clínica Santa Paula. Esta por sua vez, já demonstrava fortes traços de que futuramente se expandiria chegando ser referência na região.

Em meados dos anos 1975 á 1980 houve muitas mudanças em relação ao seu corpo de sócios, onde uma nova estrutura era erguida para melhor atender a população de Pouso Alegre. Nasceu então, mais 03 andares em sua estrutura física, onde a clínica deixou de ser clínica e tornou-se HOSPITAL. A partir de então, a demanda sempre veio aumentando à medida que a população conhecia a qualidade do atendimento oferecido pela instituição e a grande oferta de serviços especializados, especialmente nas áreas cirúrgicas.

O HOSPITAL vem investindo fortemente em sua estrutura física, tecnológica e humana para proporcionar aos seus clientes melhor conforto, qualidade e segurança em seu atendimento.

Em setembro de 2010, o Hospital e Maternidade Santa Paula se apresenta com novo nome e concretiza sua fase de expansão de infraestrutura com a inauguração de 05 pavimentos, disponibilizando modernas instalações hospitalares, atendendo a rígidas normas exigidas pelos órgãos de vigilância sanitária. Esta nova estrutura compreenderá um setor de diagnóstico por imagem, com tecnologia de ponta em ultrassonografia, radiologia digital, mamografia e tomografia computadorizada; 02 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo uma Unidade de terapia Neonatal, e outra Adulto, ambas equipadas com os melhores e mais sofisticados equipamentos do mercado; um setor de Maternidade e Berçário construído dentro dos novos e modernos conceitos da Hotelaria Hospitalar; com conforto e segurança para as mamães e seus filhos; um setor de Internação clínica e cirúrgica, para atendimento nas diversas especialidades; um setor de Centro Cirúrgico, com cinco amplas e modernas salas de cirurgia e recuperação pós-anestésica, totalmente preparada e equipada para cirurgias de baixa, média e alta complexidade, criação do Estar Médico, espaço para o conforto do médico durante a realização das cirurgias. Também foram reestruturados 03 novos setores de apoio que são a Lavanderia Hospitalar, Central de Esterilização, e Serviço de Nutrição e Dietética, todos respeitando as normas e legislações vigentes. Todo este investimento tem como objetivo principal oferecer aos nossos clientes e colaboradores um serviço com alto nível de capacidade técnica, qualidade e segurança.

Desta forma, o Hospital e Maternidade Santa Paula, adquire maior capacidade para atender a diversas especialidades hospitalares; entre elas podemos destacar:

• Anatomia Patológica;
  • Anestesiologia;
  • Cardiologia;
  • Clínica Cirúrgica;
  • Clínica Médica;
  • Gastrologia;
  • Ginecologia;
  • Neurologia;
  • Oftalmologia;
  • Obstetrícia;
  • Ortopedia;
  • Otorrinolaringologia;
  • Pediatria;
  • Pneumologia;
  • Urologia;
  • Vascular.
  • Além dos clientes particulares, atendemos há uma grande rede de convênios credenciados.

O Hospital e Maternidade Santa Paula vem buscando a cada dia oferecer o melhor e mais capacitado atendimento hospitalar na cidade de Pouso Alegre e Região, garantindo o respeito, a humanização e a transparência no atendimento.