Prezado Cliente

Seja bem-vindo(a) ao Hospital e Maternidade Santa Paula.

Este guia reúne informações úteis para contribuir para o seu bem-estar durante sua permanência em nosso hospital. Nosso objetivo é orientá-lo quanto aos serviços que são colocados a sua disposição.

Solicitamos que você leia com atenção e caso tenha alguma dúvida ou desejar alguma informação adicional, procure a nossa equipe que está sempre empenhada em acolhê-lo da melhor forma.

Internação

Ao chegar ao Hospital e Maternidade dirija-se à Recepção Central para iniciar o processo de internação.

Não se esqueça de trazer documento de identificação original e CPF, cartão do convênio e o pedido de internação do médico. Seu acompanhante deverá ser maior de 18 anos e portar documentação de identificação original.

Você deverá chegar ao Hospital e Maternidade Sana Paula com uma hora de antecedência, em outras situações, seu médico informará sobre o horário de chegada ao HMSP. Isto é fundamental para garantir conforto ao paciente, evitando espera na internação.

Acomodações / Acompanhantes

Apartamento

Permitida a permanência de um acompanhante e dois visitantes com direito a revezamento. O pernoite é autorizado somente para um acompanhante.

Enfermaria

Permitida a permanência de um acompanhante do mesmo sexo, para pacientes menores de 18 anos (de acordo com Estatuto da criança e do Adolescente -Lei nº8069, de 13 de julho de 1990) e maiores de 60 anos em atendimento ao Estatuto do Idoso (Lei nº10. 741, de 1º de outubro de 2003).

Informações de Paciente

Não serão fornecidas informações sobre o estado do paciente por telefone.

Liberação da Acomodação

Caso o paciente seja transferido para UTI, solicitamos ao acompanhante a imediata liberação do apartamento,levando consigo os seus pertences,o que evita cobrança de diárias extras e disponibiliza o aposento para outros pacientes que o necessitem.

Uso de Celulares

Os telefones celulares não devem ser usados em algumas áreas do hospital, como na UTI e em locais próximo a determinados equipamentos, pois podem causar influência. Observe os avisos ou pergunte á nossa equipe.

Infecção Hospitalar

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar tem como metas principais proteger os pacientes contra infecções decorrentes dos procedimentos e dispositivos invasivos utilizados para manutenção da vida e impedir a propagação destas infecções entre pacientes, colaboradores, visitantes e outras pessoas que circulam pelo ambiente.

Apresentamos a seguir medidas importantes que minimizam os riscos de transmissão de infecção nas dependências do hospital:

• Pessoas com: gripe, diarréia, resfriado, conjuntivite e outras, não devem visitar os pacientes, pois assim você estará contribuindo com a saúde dos pacientes e a sua também;
  • Não se recomenda trazer alimentos para o hospital, pois além do risco quanto a conservação estes podem atrair vetores (formigas, moscas, etc);
  • Somente pessoas treinadas e autorizadas podem manipular equipamentos, soros, cateteres, curativos e outros;
  • A higienização das mãos- água e sabonete liquido ou gel alcoólico- e o gesto mais importante no controle das infecções. Pratique freqüentemente esse ato, pois com essa atitude você ajuda a tornar o hospital um lugar ainda mais seguro.

Alta Hospitalar

O posto de enfermagem comunicará a alta e entregará o formulário de alta para o acompanhante encerrar a conta na recepção. Após a alta o paciente terá 20 minutos para desocupar o leito, Lembramos que a diária hospitalar se encerra às 12h00 independente do horário da internação do paciente.

Pertences

Sempre que possível o hospital deve solicitar que o paciente deixe seus pertences aos cuidados do seu acompanhante. Informamos que não nos responsabilizamos por objetos deixados nas acomodações.

Telefonia

As ligações devem ser solicitadas a telefonista discando o número 1001.

Recomendações Importantes aos Visitantes e Acompanhantes

O paciente necessita principalmente de seu carinho e atenção, no entanto é necessário seguir algumas recomendações:

• Lave as mãos antes e depois de contato com o paciente, para prevenir infecções;
  • Não sente nem deite nos leitos do paciente, mesmo que não estejam ocupados;
  • Converse com o paciente apenas assuntos positivos, contribuindo para o bem-estar e restabelecimento do mesmo;
  • Colabore na manutenção da limpeza e organização do ambiente hospitalar;
  • Mantenha sempre o silêncio.

Lembre-se

Não será permitido:

• Fornecer alimentos ao paciente em desacordo com a dieta prescrita;
  • Fumar e consumir bebidas alcoólicas nas dependências do hospital;
  • Entrada de visitantes fora do horário regular de visitas;
  • Entrar nos postos de enfermagem e áreas exclusivas de serviços;
  • Equipamentos elétricos;
  • Flores dentro das acomodações.

Ao final da internação não esqueça de preencher o Questionário de Satisfação do Cliente, pois somente com sua opinião poderemos qualificar ainda mais nossos serviços.

Ramais para o seu contato:

• Telefonista: 1001
  • Recepção: 1022/1056
  • Unidade de Internação Clínica e Cirúrgica: 1028
  • Financeiro: 1004
  • Maternidade: 1028
  • Serviço de Nutrição e Dietética (SND): 1025
  • Unidade de Terapia Intensiva: 1028

Desejamos uma boa estada em nosso hospital!