A chegada de um filho é sempre um momento de muita alegria e expectativas. São muitos os preparativos e cuidados que se deve ter ao receber esta nova vida. No Hospital e Maternidade Santa Paula, a futura mamãe recebe atenção e carinho em um ambiente aconchegante, cercado pelos melhores profissionais e com todos os recursos tecnológicos necessários. Tudo para receber a pessoa mais importante da sua vida: o seu bebê.

Confira abaixo nossos diferenciais!

Alojamento Conjunto

O Alojamento Conjunto permite que o bebê permaneça ao lado dos pais desde as primeiras horas de vida, com a assistência da equipe médica e de enfermagem, permitindo e incentivando a prática dos primeiros cuidados e incentivando o aleitamento materno. O atendimento do bebê junto à mãe possibilita maior tranqüilidade e segurança na alta hospitalar.

Berçário Virtual

O Hospital e Maternidade Santa Paula, disponibiliza aos pais e seus familiares do recém- nascido o Berçário Virtual, espaço exclusivo para publicar as fotos do bebê para divulgar aos amigos e familiares.

Para acessar o Berçário Virtual, clique aqui!

Canal Mamãe Bebê

O Hospital e Maternidade Santa Paula dispõe em seu berçário de câmeras interligadas ao sistema de imagem nas acomodações que monitoram o bebê todo o tempo que ele estiver no berçário. Esta é a forma que encontramos de garantir, que mesmo a distância, você acompanhe seu bebê e saiba que ele está bem.

Para acessar o canal, basta selecionar o CANAL 02 da televisão de sua acomodação.

Encontro de gestantes

Não existe momento tão mágico e sublime na vida de um casal como o nascimento de um filho, sendo o primeiro, o segundo ou o terceiro. A emoção pode ser maior a cada nascimento, mas este momento será sempre de muita expectativa e muito valor.

O Curso Gestante Saudável é disponibilizado para turma de 15 casais com encontros mensais, sendo realizado pela equipe multiprofissional do Hospital e Maternidade Santa Paula. Foi elaborado para fornecer informações essenciais aos pais sobre a gestação, o parto e as primeiras semanas do bebê em casa.

Para conveniência do casal, o curso é ministrado em módulos, os temas apresentados têm como objetivo preparar o casal para essa importante fase da vida. Além do conteúdo teórico, são oferecidas aulas práticas sobre técnicas de relaxamento, banho do bebê, amamentação e dicas úteis que poderão ajudar os futuros pais a terem uma vida mais agradável.

A gestação deve ser um período tranqüilo e sem trauma, algo emocionante e alegre que proporcione lembranças agradáveis para o resto da vida do casal.

Mais informações sobre o curso, entrar em contato na Maternidade pelo telefone

(35) 3449 -1000 – Ramal 1027.

O que trazer para a Maternidade

Para a Mamãe

• Carteirinha de pré-natal
  • Documentos pessoais
  • Carteirinha do plano de saúde se possuir
  • Camisola ou pijama próprio para amamentação
  • Um par de chinelos
  • Meias
  • Calcinhas
  • Sutiã para amamentação
  • Protetor para o seio
  • Necessaire de produtos de higiene pessoal
    • shampoo
    • condicionador
    • sabonete
    • absorvente
    • escova de dente
    • fio dental
    • pasta de dente
    • escova de cabelo ou pente
    • desodorante
    • secador
    • hidratante corporal
    • maquiagem (se quiser)
  • Uma roupa confortável para o momento da alta
  • Sacola plástica para a roupa suja

Para o Bebê:

• Quatro bodys
  • Quatro mijãozinhos
  • Dois macacões
  • Dois pares de meias e/ou sapatinho
  • Fralda de ombro
  • Escova de cabelo
  • Vira-manta ou cueiro
  • Duas Mantas

Orientações

• As roupas do bebê devem ser confortáveis e fáceis de vestir
  • Devem ser pré-lavadas com sabão neutro
  • Retire alfinetes e etiquetas para não machucar o bebê
  • As bolsas que trouxer para o hospital devem ser laváveis
  • Fraldas descartáveis RN
  • Enfeite de porta (opcional)

Dieta para Gestantes

Esta dieta pode ser utilizada como referência para manter um estado nutricional adequado durante a gestação ao mesmo tempo em que se mantêm a curva de ganho ponderal dentro do desejado.

Não devem ser consumidos frituras e pratos com molhos gordurosos, e deve-se prestar atenção ao consumo de sal, óleo e temperos de odor forte (p.ex.: alho). A ingestão mínima de 2 litros de líquidos por dia é importante para preservar o bom funcionamento renal e gastrointestinal. Dentro do roteiro, recomenda-se comer peixe duas a três vezes na semana.

A necessidade energética diária deve ser individualizada variando de acordo com o peso pré-gravidez e estágio da gestação. Mães que amamentam devem evitar grandes quantidades de café, chá preto, chocolate, alimentos com corante, alimentos light e adoçantes. Cigarro e bebidas alcoólicas devem ser abolidos.

Roteiro da Dieta

Café da Manhã

• Laticínios: leite ou iogurte ou queijo magro
• Pão de centeio ou integral ou francês
• Creme vegetal
• Frutas ou sucos de frutas ou ambos

Lanche da Manhã (10h)

• Vitaminas de frutas ou leite com frutas, laticínios magros ou frutas

Almoço

• Verduras e legumes crus ou cozidos, consumir todos os dias em grandes quantidades.
• Arroz integral ou branco ou massas
• Carnes magras, no caso de frango, sem pele ( retirar a pele no preparo)
• Acompanhamento – legumes e verduras cozidos, evite frituras

Lanche da Tarde (15h)

• Leite magro + café + bolachas ou torrada

Jantar

• Sopas ou saladas completas.
• Caso opte pelo consumo de carne, recomenda-se a ingestão de pequenas quantidades de carne e prefira as brancas e no caso das vermelhas em preparações moídas ou em sopas.
• Optar pela salada + sopa ou pela salada + lanches.
• Lanches com frios magros + verduras cruas e cozidas + sucos

Ceia (Logo antes de deitar)

• Mingau de aveia + leite magro ou chá + fatia de queijo magro ou um copo de iogurte magro + uma fruta.

NOTA: Este programa alimentar só deve ser realizado sob supervisão médica.