Uma das preocupações dos pacientes internados e de seus familiares é a ocorrência de "infecção hospitalar". A missão do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH),formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, é propiciar orientação e condições de infraestrutura para uma assistência médica segura, observando medidas de prevenção de infecções.

Dentre as principais atribuições da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital e Maternidade Santa Paula estão: vigilância microbiológica das infecções, identificação das necessidades de treinamentos de cada setor, elaboração, implementação e supervisão das rotinas de prevenção e controle das infecções hospitalares, controle microbiológico da água e alimentos, controle dos métodos de esterilização dos artigos hospitalares e da limpeza e desinfecção das superfícies, padronização de artigos, germicidas e antimicrobianos, investigação de surtos, controle de pragas e vetores, treinamentos dos profissionais de saúde e avaliação dos cuidados prestados.

Durante todo o ano, a CCIH organiza e realiza palestras voltadas para os assuntos mais relevantes que envolvem a prática hospitalar, como higienização das mãos, esterilização de materiais, desinfecção de ambientes, medidas de prevenção e controle das principais infecções hospitalares e de acidentes com materiais perfurocortantes e biológicos. O objetivo final é reduzir ao máximo os índices de infecção hospitalar.